Terminal de Pirapora bate recorde de movimentação

O Terminal Integrador Pirapora, localizado na cidade do norte de Minas Gerais, atingiu a marca de 1 milhão de toneladas de grãos, um recorde para a estrutura da operadora VLI. A marca foi conquista no período de janeiro e o dia 22 de novembro. A operação do período totalizou 439 trens que levaram soja e milho para embarcações no Porto de Tubarão, em Vitória.

Já em novembro, o Terminal havia registrado uma marca história, superando as 704 mil toneladas acumuladas de 2014. Mais de 22 mil carretas foram descarregadas no TI Pirapora, média de 120 caminhões por dia.

O Terminal tem capacidade para armazenar até 44 mil toneladas de grãos. A estrutura de Pirapora pode carregar um trem de 45 vagões em apenas quatro horas, o que demonstra sua eficiência operacional.

Os bons resultados aconteceram após uma série de investimentos realizados pela VLI juntamente à restruturação de processos. “Em 2014, consolidamos o processo de remodelação do terminal. Com isso, estabilizamos as operações e já conseguimos focar no trabalho voltado a melhorias contínuas dos processos, aumentando a produtividade e os índices de confiabilidade dos equipamentos”, explica o gerente de Operações do TI Pirapora, Douglas Marques.

Em 2011, o TI Pirapora implementou o sistema reverse loop, também conhecido como pera ferroviária. Ele é basicamente um trecho da linha com um formato semelhante à fruta, eliminando a necessidade manobras para embarque da carga. O sistema permitiu a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio de 30 para menos de 6 horas.

Há dois anos, o Terminal concluiu suas obras para capacitação e aumento de produtividade. Dessa forma, o TI Pirapora aumento sua capacidade de movimentação de 600 para 1.200 toneladas por hora, o que levou ao recorde de mais de um milhão de toneladas em 2015.

Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/transporte-ferroviario/terminal-integrador-pirapora-bate-recorde-movimentacao/

Terminal de Pirapora bate recorde de movimentação
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS