Terminal de Grãos do Maranhão inicia fase de testes

O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), localizado no Porto de Itaqui, iniciou no dia 15 as operações de sua fase de testes. O primeiro navio saiu do terminal com 66 mil toneladas de soja para a China.

Inicialmente, o terminal deve recebe cargas somente pelo modal ferroviário. No entanto, até o final do semestre, suas obras já devem estar finalizadas e a estrutura contará com um ramal ferroviário e quatro armazéns para estocagem de até 125 mil toneladas cada.

O Tegran é uma nova alternativa de escoamento da safra de grãos da região do Matopiba, que abrange a produção do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e o nordeste do Mato Grosso. O terminal recebeu investimentos de R$ 600 milhões e tem capacidade para movimentar mais de 5 milhões de toneladas de soja, milho e farelo por ano.

A expectativa é que 80% da produção da região chegue ao Tegram via ferrovias e o restante pelo modal rodoviário. Ambos modais também receberam investimentos para garantir a eficiência do terminal, que poderá receber até 800 caminhões por dia, o que totaliza 32 mil toneladas diárias.

Para evitar congestionamentos, o Tegram conta com um sistema de recebimento de mercadorias com pátio de triagem e agendamento prévio. O sistema ferroviário do Tegram tem capacidade para descarregar 3 mil toneladas por hora, com oito vagões simultâneos. O terminal será ligado à Ferrovia Norte-Sul.

Para liberação da carga, o Tegram terá um carregador de navio com capacidade de operar 2,5 mil toneladas por hora. Quando o berço chegar próximo da marca de 5 milhões de toneladas anuais, o terminal irá iniciar o embarque de mercadorias por um segundo berço.

Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/movimentacao/tegram-inicia-operacao-fase-testes/

Terminal de Grãos do Maranhão inicia fase de testes
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS