Tegram chega à marca de duas toneladas de grãos embarcadas

No mês de agosto, o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), instalado no Porto de Itaqui (MA), chegou à marca de 2 milhões de toneladas de grãos embarcados em mais de 20 navios com destino para os mercados da Ásia, Europa e Oriente Médio. As operações do porto foram iniciadas em março deste ano.

O Tegram tem atendido principalmente a produção dos produtores do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do nordeste do Mato Grosso. O terminal representa uma alternativa aos portos do Sudeste e do Sul do país, e mostra o aumento da capilaridade com mais estruturas logísticas espalhadas pelo território brasileiro.

Pela proximidade com as regiões mencionadas, o Tegram gera maior agilidade aos processos e diminuição de custos, principalmente para os exportadores de grãos.

No final de julho ainda foi finalizado a moega ferroviária, que permitirá ao terminal receber trens com até 80 vagões, com capacidade de descarregar quatro toneladas por hora. Até então, o Tegram recebia 800 caminhões por dia, com descarregamento de 32 toneladas por meio de oito tombadores, dois em cada armazém da estrutura local.

O terminal recebeu investimentos de mais de R$ 600 milhões em obras e equipamentos. A estrutura de armazenamento local suporta 500 mil toneladas de grãos em quatro armazéns. O Tegram conta com infraestrutura completa de operação portuária, com um berço de atracação que gera uma capacidade de exportar 5 milhões de toneladas de grãos por ano.

A segunda fase de investimentos, no valor de R$ 100 milhões, prevê a instalação de mais um berço, dobrando a capacidade de exportação da estrutura.

Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/movimentacao/tegram-exporta-2-milhoes-toneladas-graos/

Tegram chega à marca de duas toneladas de grãos embarcadas
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS