Tarifas do Porto de Santos serão reajustadas pela primeira vez em 10 anos

As tarifas do Porto de Santos, que se mantiveram inalteradas por 10 anos, enfim serão reajustadas. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão regulador do setor, informou que o valor será aumentado em 31,7% nos próximos dias.

 

Todas as taxas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) serão reajustadas com base neste índice, incluindo as relacionadas à utilização das infraestruturas aquaviárias e terrestres do Porto, como dos serviços prestados pela companhia a navios e terminais, o abastecimento de energia elétrica (sem reajuste há 19 anos), fornecimento de água e tratamento de esgoto.

A correção da tarifa era a principal estratégia da Codesp para combater a crise financeira da empresa. Os problemas de caixa da Docas começaram no ano passado, com a queda em suas receitas – uma consequência da redução de 2,6% na movimentação do Porto, reflexo da desaceleração da própria economia brasileira – e o aumento de suas despesas.

Assim, o lucro da autoridade portuária caiu 84,78%, indo de R$ 142,31 milhões em 2013 para R$ 21,66 milhões em 2014. Como medidas de ajuste, o presidente da Codesp cortou despesas de todas as operações – os únicos gastos preservados foram os da dragagem – e retomou as negociações com a Secretaria de Portos (SEP) para o reajuste das tarifas. 

O reajuste ajudará a Docas a enfrentar essa crise, destacou o ministro dos Portos, Edinho Araújo, em nota divulgada na tarde de ontem. “A adequação da tabela de tarifas do Porto de Santos, autorizada pela Antaq, visa corrigir a defasagem dos últimos anos e, assim, reequilibrar o controle financeiro da administração portuária”, disse o titular da SEP.

Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/29761-apos-10-anos-congeladas-tarifas-do-porto-de-santos-serao-reajustadas-em-31-7

Tarifas do Porto de Santos serão reajustadas pela primeira vez em 10 anos
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS