Setor portuário cresceu 2,5% no primeiro trimestre

As movimentações do setor portuário brasileiro cresceram 2,5% no primeiro trimestre deste ano. O bom resultado é fruto do bom desempenho dos terminais privados, que registraram alta de 5,8% no período. Já os portos organizados tiveram uma queda de 3,2% no trimestre.

Entre as cargas que tiveram melhor performance no período, destacam-se o minério de ferro (3,8 milhões de toneladas, alta de 5,1%), combustíveis (1,4 mi de toneladas, alta de 3%), farelo de soja (1 mi de tonelada, forte alta de 46,3%) e contêineres (959 mil toneladas, 4% de crescimento).

Já os produtos com maior queda em relação ao primeiro trimestre de 2014, os destaques vão para a soja, que movimentou 1,5 mi de tonelada a menos (queda de 11,2%) e de fertilizantes, que movimento 918 mil toneladas a menos (queda de 16,7%).

O país ainda se mantém como um grande exportador de commodities, principalmente de granel sólido, que representaram 60% das movimentações brasileiras no trimestre. Dos dez principais grupos de mercadorias movimentadas nas instalações portuárias do país, que responderam por 87,6% das cargas do trimestre, sete são sólidos transportados a granel.

Fonte: https://portogente.com.br/noticias/transporte-logistica/movimentacao-do-setor-portuario-cresce-2-5-no-primeiro-trimestre-86401

 

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS