Scania inaugura laboratório em parceria com Poli

A Scania e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inauguraram em parceria o primeiro laboratório de pesquisa da indústria de caminhões no Parque Tecnológico de Sorocaba, interior de São Paulo. O projeto é fruto de convênio de cooperação tecnológica realizado em 2013, com apoio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

A parceria teve um investimento de R$ 6 milhões e deve ser focada no estudo do comportamento do fluxo de ar dentro dos motores a diesel. As pesquisas podem contribuir para melhorar o desempenho dos motores e, principalmente, diminuir a emissão e gases poluentes.

Os conhecimentos gerados serão aplicados no futuro desenvolvimento de software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor, além de ser utilizado no processo de manufatura de cabeçote dos motores na montadora sueca.

O laboratório teve seus equipamentos desenvolvidos especialmente para o projeto, incluindo uma máquina de ensaio de fluxo de ar nos cabeçotes que teve que ser montada na universidade. Alguns sensores não disponíveis no mercado foram projetos exclusivamente para o novo laboratório.

Com essa estrutura, os pesquisadores poderão fazer ensaios, validar modelos matemáticos e simulações virtuais para fabricar e testar protótipos tridimensionais.

Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/tecnologia/scania-inaugura-laboratorio-pesquisa-parceria-poli/

Scania inaugura laboratório em parceria com Poli
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS