Rússia apresenta melhor IDH entre países do BRICS



O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgou no dia 23, o relatório anual com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 187 países. A Rússia ocupa atualmente o 54º posto com fator 0,778, de uma escala de 0 a 1, referente a 2013. O país é o de melhor classificação entre os BRICS, com o Brasil vindo em seguida e estando na classificação de número 79 do geral, também uma a mais do que a avaliação anterior.

O terceiro país do quinteto dos emergentes mais bem classificado na lista do PNUD é a China, com 0,719, na 91ª posição. Os chineses, assim como os russos e os brasileiros, estão na faixa de IDH alto. A África do Sul, quarto entre os BRICS e 118º geral, com 0,658, e a Índia, o pior desempenho do grupo e 135º mundial, com 0,586, ocupam a faixa de IDH médio.

Pelo quinto ano consecutivo, o melhor IDH do mundo é o da Noruega. O país alcançou o fator 0,944. No Top 10, a única novidade foi Cingapura que subiu três posições e passou para o nono lugar. Os demais países permaneceram na mesma colocação da avaliação referente ao ano de 2012, com Austrália, em segundo; Suíça, em terceiro; Holanda, em quarto; Estados Unidos, em quinto; Alemanha, em sexto; Nova Zelândia, em sétimo; Canadá, em oitavo; e Dinamarca, em décimo.

Rússia apresenta melhor IDH entre países do BRICS
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS