Projeto de estudantes cria solução para logística de grãos

Um grupo de estudantes universitários desenvolveu um projeto de pesquisa para melhorar as operações de logística no transporte de grãos no Porto de Santos. O projeto atende às áreas dos terminais responsáveis por cargas a granel. A proposta foi apresentada no Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT), realizado no Rio de Janeiro.

O projeto, realizado por alunas do curso de Engenharia de Produção da UniSantos, criaram um modelo que simula uma cobertura em terminais portuários. Atualmente, os terminais portuários de Santos que lidam com produtos como açúcar, soja e milho deixam de funcionar durante a chuva.

Segundo a pesquisa, se você colocar uma cobertura sobre o terminal, acontece um ganho de produtividade entre 8% e 10%, e, em alguns casos chega a 15%. O grupo agora estuda outros projetos para o Porto.

“Nós estamos trabalhando na maneira como os granéis chegam aos terminais. Ele é descarregado por uma esteira, que tem uma capacidade muito maior do que a chegada dos caminhões. Você não consegue abastecer o galpão com a mesma velocidade do que você esvazia. E o navio fica esperando carga. Esse é outro problema que estamos vendo”, finalizou o orientador do projeto, o professor José Fontebasso Neto.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/11/projeto-desenvolvido-por-jovens-pode-aumentar-producao-do-porto-em-15.html

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS