Porto Pontal se prepara para receber navios de grande porte

O Porto Pontal (PR) pretende realizar uma série de intervenções em sua estrutura para conseguir receber navios de grande porte. A direção investiu em estudos para garantir a nova capacidade ao porto.

Segundo Ricardo Salcedo, diretor do Porto Pontal, o cais já tem a estrutura necessária, faltando somente ajustes no processo de dragagem na área de manobras. Ao final do processo, a estrutura portuária será uma das mais modernas da América Latina e a primeira do Brasil a operar sobre trilhos.

Os portos brasileiros utilizam o sistema RTG, com Guindastes empilhadores de contêineres sobre pneus, Pontal segue a tendência dos grandes portos europeus e é equipado com RMG, sistema com guindastes de pórtico montados sobre trilhos. As operações são mais eficientes e seguras.

Os investimentos no terminal devem totalizar cerca de R$ 1,5 bilhão, que deve ocupar um espaço de mais de 600 mil m². Pontal deve contar com a maior área de depósito de contêineres do país, com um pátio de 450 mil m². Operando em capacidade máxima, o porto deve movimentar 2 milhões de TEUs.

Grandes navios

Navios como o MSC Oscar e o Maersk Triple E, ambos com cerca de 400 metros de comprimento e capacidade de mais de 18 mil TEUs não conseguem atracar em nenhum porto brasileiro.

O Triple E, por exemplo, tem como principal característica o baixo uso de combustível. “Este navio consegue transportar grande quantidade de carga com pouco combustível, o que se traduz em economia, eficiência e em uma redução de até 50% na emissão de poluentes. Mas infelizmente nenhum porto brasileiro tem capacidade para recebê-lo", explica Salcedo.

Porto Pontal

Com os investimentos, o Porto Pontal contará com cais de mil metros, três berços para atracação simultânea de navios e profundidade de calado de 16 metros. Essa estrutura permitirá ao terminal receber essas grandes embarcações.

O Porto Pontal está situado na entrada da Baía do Paranaguá, a apenas 23 quilômetros do alto-mar. Isso garante uma posição estratégica para o Mercosul, e representa uma economia de uma hora para atracação em relação ao Porto do Paranaguá. 

Porto Pontal se prepara para receber navios de grande porte
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS