Porto de Santos bate terceiro recorde mensal

O Porto de Santos bateu no mês de março o terceiro recorde mensal consecutivo na movimentação de cargas do país. A maior estrutura portuária do Brasil aproximou-se de 11 milhões de toneladas, com a maior marca em um mês do primeiro semestre.

Com os resultados, o primeiro trimestre de 2016 acumulou 27,75 milhões de toneladas embarcadas e desembarcadas, alta de 5,3% em relação ao período no ano passado.

O resultado positivo foi impulsionado pelas fortes vendas do complexo soja (grãos e farelos), que registrou o melhor resultado histórico mensal da commodity. A soja foi responsável por quase metade da exportação de Santos em março, com 4,29 toneladas embarcadas. Em relação a março de 2015, houve alta de 45,2%.

Em março, as exportações chegaram a 8,5 milhões de toneladas, 14,9% a mais do que o mês em 2015. Já as importações permanecem em queda, com 14,3% abaixo no acumulado de 2016. A alta do dólar é um dos principais fatores nessas flutuações da balança comercial.

Além da soja, os principais produtos que colaboraram com o recorde foram o açúcar (1,33 milhão de tonelada) e a celulose (239,8 mil toneladas). Contudo, ambos registraram queda no comparativo com 2015.

Entre os produtos importados, a maior participação foi do adubo, com 204,7 mil toneladas e alta de 33% em relação a março do ano passado, seguido pelo gás liquefeito de petróleo (o gás de cozinha), com 92,1 mil toneladas, que teve crescimento de 96,1%.
Porto de Santos bate terceiro recorde mensal
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS