Porto de Itapoá bate recorde de movimentação

O Porto Itapoá bateu seu recorde mensal de movimentação de cargas mensais em outubro, com 56 mil TEUs. O recorde anterior foi registrado em junho de 2013, quando o terminal movimentou 51 mil TEUs. No acumulado de 2015, Itapoá já movimentou 475 mil unidades de contêineres, 2,5% a mais que o ano passado.

Em relação às exportações, o terminal registrou nesse ano 2% a mais de movimentações que 2014. No total, foram 139.500 TEUs exportados em 2015, contra 136.600 do ano passado. As importações também devem crescer.

A crise econômica não afetou as atividades do Porto. Em setembro, o terminal teve recorde de produtividade, com a média de 145,7 unidades movimentadas por hora (MPH) e 17 movimentos por equipamento. Itapoá passou a figurar entre os portos mais eficientes do mundo, à frente de terminais conhecidos como Cingapura, Hong Kong, Roterdam e Hamburgo.

Outro marco no ano para Itapoá foi o primeiro embarque de carne bovina brasileira para a China, feito que ocorreu após o acordo firmado entre os países. O porto ainda ganhou uma unidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dentro do terminal. Isso garantiu uma redução de 50% do tempo necessário para liberação de cargas.

Neste ano, Itapoá implementou um sistema de pesagem de cargas no levante do RTG, guindaste que movimenta contêineres no pátio do terminal. Isso garante mais agilidade e eficiência das operações do porto, o primeiro da Região Sul com o sistema. Para completar as marcas históricas, nesse ano Itapoá atingiu a marca de 1 milhão de contêineres movimentados.

Localizado na Baía da Babitonga, litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011 e é atualmente o sexto maior terminal de contêineres do país. Mais de 1000 empresas utilizam Itapoá para atividade de importação e exportação.

Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/32307-porto-itapoa-bate-recorde-de-movimentacao-e-supera-os-numeros-de-2014

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS