Plano de infraestrutura no Rio deve ficar pronto em 2015

O Plano Estratégico de Logística e Cargas (Pelc) do governo do Rio de Janeiro deve ficar pronto no próximo ano. Ele foi desenvolvido com recursos do Banco Mundial, tendo mapeado toda infraestrutura logística do estado, com vistas em apresentar soluções para os próximos 30 anos.

A geografia do estado do Rio é um dos desafios, devido às montanhas no caminho ao litoral. A prioridade do plano é que o estado tenha uma logística que possa atender o dinamismo da economia atual. O estado conta com potencial, com a terceira maior costa marítima do país, além da presença de estruturas ferroviárias desativadas.

Essas ferrovias devem ser recuperadas no projeto para promover a modernização do transporte logístico no estado. Para tal, será adotada uma estratégia de recuperação dos meios ferroviários paralela às ações do Pelc.

O estudo para o plano contabilizará o volume de cargas movimentado no Rio, além de apontar as demandas de integração entre as vias de transporte aéreo, ferroviário, rodoviário e marítimo. Também terá foque na análise a qualidade de acesso aos estados próximos, como Minas Gerais e Espírito Santo.

Devido ao alto custo de implantação, o objetivo é incluir a iniciativa privada no financiamento das estruturas indicadas no Plano.

Fonte: http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/26587-plano-de-infraestrutura-e-logistica-para-cargas-no-rio-deve-ficar-pronto-em-2015

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS