A demolição do Viaduto Guararapes, que desabou no dia 03 de julho em Belo Horizonte, foi suspensa pela Justiça. A assessoria do Fórum Lafayette informou que será expedido um mandado para que os órgãos competentes cumpram a decisão, que é provisória, mas tem aplicação imediata.
A tragédia que chocou o país feriu 23 pessoas e deixou dois mortos. A demolição estava prevista para o último sábado, dia 05, quando o maquinário já estava no local, mas acabou não sendo realizada.
O pedido para a decisão tomada foi feito pelo delegado Hugo e Silva, que preside o inquérito que apura o acidente, e teve manifestação do Ministério Público Estadual. Segundo a Polícia Civil, o delegado recebeu um comunicado judicial determinando a preservação do local por tempo indeterminado. Contudo, segundo a assessoria do fórum, a decisão não estabelece prazo.
A Construtora Cowan, responsável pela obra, disse em nota divulgada no domingo, dia 06 de julho, que paralisou as obras de demolição do viaduto Guararapes a pedido dos órgãos competentes, um deles, a Defesa Civil.
Segundo a Polícia Civil, 18 pessoas já foram ouvidas sobre a queda do viaduto e, entre os depoimentos colhidos estão os de engenheiros e funcionários da Cowan.
A tragédia de Belo Horizonte ganhou repercussão mundial devido à realização da Copa do Mundo no país e ao fato de BH ser uma das sedes do torneio, recebendo, inclusive, a semifinal entre Brasil e Alemanha, em 08 de julho.
Fonte: G1