Itapoá recebe dois novos portêineres

O Porto Itapoá (SC) recebeu no início do ano (03/01) o navio Zen Hua 19. A embarcação foi responsável por levar à estrutura portuária novos equipamentos para a expansão das atividades: dois novos portêineres e seis RTGs (guindastes empilhadores de contêineres sobre pneus). O terminal agora conta com seis portêineres e 17 RTGs.

 

A viagem do navio, da China ao Brasil, durou 40 dias. A expansão do porto com os novos equipamentos já era prevista desde o início das operações, em 2011. A fabricação dos portêineres RTGs dura cerca de dez meses. Eles foram desenvolvidos pela ZPMC, a mesma fabricante do maquinário em operação.

A maior novidade é o alcance dos novos portêineres, que chegam a até 65 metros, 10 a mais que os previamente instalados. Eles permitirão que navios de maior porte aportem no terminal.

Resultados de 2015

O Porto Itapoá também divulgou que fechou 2015 com uma alta de 10% na movimentação de cargas em relação ao ano anterior, ultrapassando a marca de 320 mil unidades. A taxa de eficiência do porto foi de 83,9 movimentações por hora (MPH).

Com a nova estrutura, o índice deve subir ainda mais em 2016. A instalação dos novos equipamentos deve ser finalizada em até duas semanas, com operação iniciada ainda em janeiro.

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS