Importações do ES caem 29% no início de 2015

O setor do comércio exterior partilha das dificuldades econômicas vividas pelo país no passado recente. No Espírito Santo, o comparativo dos dois primeiros meses do ano com 2014, as importações registraram queda de 29%, enquanto as exportações caíram 11%. O comércio exterior é responsável por 50% do PIB do estado.

 

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Os registros das importações, total de US$ 939 milhões, são os mais preocupantes, já que estão próximos ao desempenho de 2010, que teve US$ 924 milhões, o pior dos últimos cinco anos.

A maior participação das importações do Espírito Santo é do segmento de automóveis, que registrou uma queda de 24% no período. O setor de máquinas e equipamentos, também importante na pauta capixaba, caiu 52% no acumulado do primeiro bimestre. O segmento de equipamentos elétricos caiu 28%.

Conforme análise, as exportações de aço e café foram as únicas que registraram crescimento nos dois primeiros meses deste ano: 168% e 49%, respectivamente.

Os dados nacionais também são de queda. No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, as exportações brasileiras tiveram uma queda de 19% e as importações caíram em 11%.

Fonte: http://www.comexblog.com.br/clipping-comex/importacoes-registram-29-de-queda-nos-dois-primeiros-meses-do-ano

Importações do ES caem 29% no início de 2015
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS