Exportação no corredor de Paranaguá teve seu melhor mês de janeiro

A exportação de soja, milho, trigo e farelo de soja pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (PR) atingiu o maior volume de carga para um mês de janeiro. No total, foram exportadas 984,1 mil toneladas de grãos pelo porto, valor 0,13% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

A marca reforça o aumento da produtividade do porto, já que o Corredor de Exportação operou durante o mês de janeiro com apenas dois berços de atracação, devido às obras de instalação de dois novos shiploaders no terceiro berço. Além disso, foram registradas mais de 190 horas de chuva no Porto de Paranaguá, o que inviabiliza o carregamento dos navios.

O principal contribuinte do novo recorde foi o embarque de milho. Em janeiro do ano passado, foram exportadas 491 mil toneladas do grão. Já neste ano, foram descarregadas nos navios mais de 583 mil toneladas de milho, um crescimento de 18,7%.

A alta nas exportações pode ser mensurada também no aumento do fluxo de caminhões. O Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá recebeu, em janeiro, 21,2 mil caminhões carregados com grãos, 2,2% superior ao registrado em 2014.

A expectativa é de que os próximos meses sejam ainda mais produtivos, já que o terceiro berço deve voltar a operar no final de fevereiro. Os novos carregadores têm capacidade de duas mil toneladas por hora, 30% a mais do que os modelos antigos. Com o maquinário atualizado, os tempos de interrupções nas mudanças de porões dos navios devem cair em até 15%.

Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/transporte-maritimo/corredor-exportacao-paranagua-0melhor-mes-janeiro/

Exportação no corredor de Paranaguá teve seu melhor mês de janeiro
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS