Estudo do IBGE afirma São Paulo com a melhor logística do país

De acordo com o mapa Logística dos Transportes no Brasil desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo é o único estado do país com infraestrutura que conecta o interior à capital com uma rede vasta de transporte. Isso incluiria rodovias duplicadas, ferrovias e a hidrovia do Tietê. São Paulo ainda conta com o maior aeroporto (Guarulhos) e porto (Santos) do país.

A pesquisa ressaltou que as redes de transporte que se destacam pela maior densidade são as da Grande São Paulo e Regiões Metropolitanas de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Foram destacadas as áreas de forte integração e acessibilidade entre Recife e João Pessoa, Brasília e Goiânia, e as regiões próximas a Salvador e São Luís.

Do lado negativo, a pesquisa aponta o vazio logístico do interior do Nordeste, no Pantanal e na floresta Amazônica.

No transporte aéreo, São Paulo e Rio se mantém na liderança de movimentação de passageiros. Os dados de 2010 apontaram São Paulo com 26,9 milhões de passageiros em voos domésticos e 10,4 milhões em viagens internacionais. Já o Rio contabilizou 14,5 milhões em voos dentro do país e 3,1 milhões em voos internacionais no mesmo período.

A pesquisa apontou que o Modo Aéreo de movimentação de cargas ainda é mais voltado para produtos com maio valor agregado ou de característica mais perecível, que exigem velocidade, devido ao alto custo. Poucos trajetos do tipo são utilizados no país, sendo que a conexão São Paulo-Manaus representa mais de 20% de toda a carga transportada pelo ar em 2010.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/so-sp-tem-vasta-rede-de-infraestrutura-logistica-diz-ibge

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS