Corte na previsão da safra de soja

A seca que assola importantes regiões do país levou a consultoria Agroconsult a revisar para baixo sua previsão para a safra 2014/2015 de soja no Brasil. A nova estimativa, divulgada no final de janeiro, aponta para uma produção de 93,93 milhões de toneladas, menor que os 94,7 milhões inicialmente divulgados. A produção está em fase inicial de colheita.

Se os resultados forem confirmados, o volume ainda assim será 9% maior que ao do período de 2013/2014. Uma das regiões de maior preocupação é o oeste da Bahia, que enfrenta baixa umidade pelo quarto ano seguido. Na primeira quinzena de janeiro, choveu apenas 9 milímetros na região.

Outras regiões que geram preocupação para a produção são o sul do Piauí, o noroeste de Minas Gerais e o sul do Maranhão. Algumas lavouras tiveram déficit hídrico por mais de 15 dias. A partir de 20, as perdas passam a crescer em taxas geométricas, de quase um saco por dia.

Por outro lado, os campos de soja do Sul do país devem contribui para evitar as perdas da colheita total. No Mato Grosso, principal produtor do país, não são esperadas perdas, apesar do índice de chuvas menor que o previsto.

A consultoria também prevê uma queda na produção de milho, com estimativa de 29,96 milhões de toneladas na safra 2014/2015, 5% menos que o ciclo anterior em função da redução de área.

Fonte: http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/consultoria-corta-previsao-para-safra-de-soja

Corte na previsão da safra de soja
Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS