Concessionários privados assumem operações de Confins e Galeão

Desde 12 de agosto, os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Belo Horizonte, são administrados pelas concessionárias Rio Galeão e BH Airport, respectivamente e deixam de ser responsabilidade da Infraero.

Os aeroportos foram leiloados em novembro de 2013 e estima-se que o Galeão receba, nos próximos 25 anos, cerca de R$5,65 bilhões em melhorias, enquanto Confins deva receber R$ 3,5 bilhões por 30 anos.

Moreira Franco, ministro-chefe da Aviação Civil, participou das cerimônias que marcaram o início da nova gestão nos aeroportos e destacou a importância da política de concessão dos aeroportos para o desenvolvimento do país, afirmando que a experiência bem sucedida pode ser observada no bom desempenho em Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas/SP), Brasília (DF) e São Gonçalo do Amarante (RN).

"Chegou a hora de celebrar o sucesso desta política, que junta investimentos públicos e privados. E sendo respeitosa às regras, ela estimula as transformações e incentiva a concorrência", destacou. "Quando temos o capital privado, podemos investir o orçamento público em outros setores, como na educação", disse.

Investimentos no Galeão
As primeiras melhorias serão na sinalização, no atendimento nos balcões em português, inglês e espanhol, na internet mais rápida, nas novas lojas de alimentação, na implantação de coleta seletiva de resíduos, criação de novos fraldários e novo caminhão contra incêndio. Além disso, foram contratadas novas empresas de limpeza e segurança.

O aeroporto deverá aumentar sua capacidade de passageiros de 17,1 milhões para 60,4 milhões anuais em 2038. Para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, o novo operador do Galeão entregará melhorias, como 26 novas pontes de embarque, 26 posições de pátio para aeronaves, área de pátio para 73 aeronaves, novo estacionamento para 1.850 veículos.

Investimentos em Confins
A gestão da BH Aiport, embora comece agora, já realizou intervenções no terminal aéreo. Para a Copa do Mundo, o aeroporto atualizou e revitalizou as sinalizações de informação ao usuário, melhorou a iluminação, realizou a troca de carpete, a instalação de câmeras na torre de segurança, revisou os sistemas de escadas rolantes, esteiras de bagagem e elevadores, entre outras melhorias.

Nos próximos 10 anos deverá ocorrer a construção de um novo terminal de passageiros, duplicando a capacidade para 20 milhões por ano; 14 novas pontes de embarque; mais balcões de check-in e esteiras de bagagens; 1.455 novas vagas de estacionamento para veículos; e nova área de embarque e desembarque internacional. Em 2043, o terminal terá capacidade para receber 43,3 milhões de passageiros por ano.

Fonte: SAC/PR

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