China vai investir em logística brasileira

O governo chinês vai fechar um acordo para investir na estrutura logística brasileira para escoamento de soja e minério. Dessa forma, algumas empresas chinesas devem aumentar sua atuação no Brasil. O assunto foi tema de encontro de Dilma Rousseff com o presidente chinês Xi Jinping em Brasília.

A China pretende garantir sua participação nas licitações de projetos portuários e ferroviários do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal. O país, principal comprador da soja e do minério brasileiro, tem interesse na melhoria das condições de escoamento dessas commodities.

Os projetos de maior interesse para os chineses são os que envolvem a integração de portos da região Norte com outros países da América Latina, com destaque para o Canal do Panamá e países banhados pelo Oceano Pacífico. Um dos alvos principais dos chineses reside na zona Mapitoba, região das fronteiras agrícolas do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, e no minério de ferro do Pará.

O investimento deve facilitar tanto o escoamento das commodities brasileiras, como a importação de manufaturados montados na China.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/china-vai-investir-em-logistica-no-brasil

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS