Cabotagem brasileira recebe R$ 700 mi de investimentos

A empresa alemã Hamburg Süd vai investir R$ 700 milhões na cabotagem para incrementar sua receita no Brasil. O valor será alocado na renovação da frota de sua subsidiária Aliança. Com os investimentos, a empresa adquire seis navios porta contêineres, quatro com capacidade de 3.800 TEUs (contêiner de 20 pés) e dois de 4.800.

Dessa forma, a empresa conta com 11 embarcações que realizam transporte marítimo pela costa brasileira. Esse número representa metade dos navios que realizam a movimentação de contêineres pelo país, mostrando sua importância no contexto geral de logística no país.

A atividade da cabotagem cresceu 35% em 2014, representando 20% das movimentações da Hamburg Süd. No mesmo período, as atividades de importação e exportação cresceram somente 2% e 5%, respectivamente. Para 2015, a empresa prevê um aumento de 15% no transporte entre os portos brasileiros.

Dentro do contexto logístico brasileiro, a cabotagem ainda tem um papel secundário. Apenas 10% das cargas movimentadas no país são feitas por meio deste modal. O transporte rodoviário é o líder com 65% das cargas transportadas. Em contrapartida, na China tem 48% do total de cargas movimentadas no país realizadas por meio da cabotagem.

A cabotagem é um modelo mais barato de transporte em comparação ao rodoviário, principalmente considerando o reajuste de combustíveis e a nova lei dos caminhoneiros. Segundo a Hamburg Süd, para distâncias acima de 1.000 km e raio de 200 km do porto, a cabotagem poder até 15% mais barata.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/hamburg-sud-investe-r-700-mi-para-incrementar-cabotagem

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS