Brasil tem pior infraestrutura de transporte entre países do BRICS

Como se não bastasse o péssimo resultado obtido no Ranking de Logística do Banco Mundial, caindo 20 posições desde 2012 e obtendo o pior desempenho desde 2007, o Brasil ainda possui a pior infraestrutura de transporte entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), segundo levantamento da consultoria Ilos.

 

Embora tenha dimensões continentais, o Brasil tem apenas 212 mil quilômetros de estradas pavimentadas, um resultado pífio diante da Índia, por exemplo, que possui menos da metade da área brasileira e já asfaltou 1,57 milhão de quilômetros ou da China com 1,58 milhão de quilômetros asfaltados.

 

Se formos para as ferrovias, a situação não muda e segue preocupante. Enquanto o Brasil possui apenas 29 mil quilômetros de trilhos, a Índia aparece com 63 mil, a China com 77 mil e a Rússia com 87 mil quilômetros. O pior é que no caso do Brasil, só um terço é utilizado, chegando a apenas 10 mil quilômetros em uso.

 

No segmento hidroviário também existe desvantagem brasileira, embora menor que em outros itens. São apenas 14 mil quilômetros de hidrovias no Brasil, frente a 15 mil na Índia, 102 mil na Rússia e 110 mil na China.

 

Fonte: O Estado de São Paulo

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS