Brasil é campeão em roubos de carga

O Brasil registrou em 2014 17,5 mil roubos de cargas, que totalizaram prejuízo de R$ 1 bilhão, segundo dados da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). O país lidera o ranking mundial no quesito, à frente de países como México, África do Sul, Somália e Síria, considerados de “altíssimo risco” pela consultoria FreightWatch International, especializada em roubos de carga.

 

Segundo dados das Buonny, empresa independente gerenciadora de riscos, os roubos acontecem normalmente em um raio de 100 a 150 quilômetros dos grandes centros urbanos do país. A região Sudeste é mais afetada, já que registra 85% de toda a carga transportada no Brasil pelo modal rodoviário.

A falta de segurança nas estradas é um dos gargalos logísticos do país. As transportadoras têm a necessidade de manter um Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) para o planejamento de cada operação.

Esses planos devem considerar os tipos de mercadoria, valor, cubagem x peso, além de informações sobre o transporte, como áreas de risco, rotas, tipo de veículos, treinamento e procedência dos motoristas.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (GRISTEC), entre 2005 e 2013, 563 mil tentativas de roubos frustradas devido a ação de equipamentos antifurto. Esses procedimentos de segurança garantiram uma economia de R$ 27 bilhões.

Em setembro, o Governo Federal deve iniciar a instação de chips em caminhões para combater o roubo de cargas. Para mais detalhes, confira o post sobre a iniciativa no Blog Logística.

Fonte: http://www.logweb.com.br/materias/roubo-de-cargas-preocupa-mercado-brasileiro/

Author:
LOG
Log CP

NOTÍCIAS RELACIONADAS